Formação e Educação Cristã Ser Igreja Hoje

Ser igreja Hoje – O encontro de Jesus com a Samaritana

No último encontro o Pe. Geovani nos apresentou uma reflexão, sugerida no documento 107 da CNBB (Iniciação à vida cristã) sobre João 4, 4-42, que nos apresenta o encontro de Jesus com a Samaritana no poço de Jacó. Neste encontro, Jesus conversa com uma mulher da Samaria. Ela própria se surpreende, porque os judeus não falavam com os samaritanos, a quem tratavam  com hostilidade. O maravilhoso diálogo se desenvolve num jogo de pedir e recusar para chegar ao grandioso “dom de Deus”. Falam de água do poço e da água viva, falam da vida familiar, falam da salvação, do culto, até que Jesus se apresenta claramente: “O Messias sou eu que estou falando contigo”. Chegaram os discípulos e a mulher foi dizer aos seus vizinhos que encontrara o Messias. Com seu testemunho e também porque escutaram o Mestre, muitos creram nele.

O convite feito naquela noite é refeito agora para você leitor: meditar a Palavra através da Lectio Divina (Leitura Orante) seguindo os passos desta antiga tradição da Igreja:

Preparo-me para a oração invocando o Espírito Santo;
Leio atentamente o texto de Jo 4, 4-42 fazendo uma pausa nos versos que me chamam a atenção;
Meditação da Palavra:

O que a Palavra diz para mim?
Como foi meu encontro pessoal com Jesus? Tenho dialogado com Jesus?
Tenho anunciado Jesus a partir do encontro que fiz com Ele?
Tenho respondido ao chamado de Jesus?

Oração: apresento agora o que tenho a dizer a Deus a partir desta palavra. Faço minha oração em forma de súplica, louvor ou ação de graças.
Contemplação: Qual gesto concreto a Palavra me impele a viver?

Meu olhar de contemplação é um olhar de conversão que cancela tudo aquilo que em minha vida é acomodação, indiferença, omissão. Que Deus abençoe este meu propósito.