BATISMO

O batismo é visto como um sacramento e o fundamento da comunhão entre todos os cristãos. Como tal vai proporcionar ao batizando a bênção e a graça de Deus. Segundo a doutrina, o batismo não só é um sacramento de inclusão na Igreja, no Corpo Místico de Cristo, como também o sacramento necessário para a salvação. O batismo perdoa o pecado original e todos os pecados pessoais e as penas devidas ao pecado.

Possibilita aos batizados a participação na vida trinitária de Deus mediante a graça santificante e a incorporação em Cristo e na Igreja. Confere também os dons do Espírito Santo. Uma vez batizado, o cristão é para sempre um filho de Deus e um membro da Igreja e também pertence para sempre à Cristo.

Seguem algumas orientações segundo o Diretório dos Sacramentos – Arquidiocese de São Paulo:

B- Orientações Pastorais

Batismo de Crianças

1. Toda criança tem direito ao sacramento do batismo, independentemente da situação civil dos pais (solteiros, amasiados, separados ou divorciados), mediante o compromisso dos pais e padrinhos de assumirem a formação cristã da criança.

Os padrinhos

1. Cabe os padrinhos, tanto quanto possível, acompanhar o batizando adulto na iniciação cristã e, junto com os pais, apresentar ao batismo o batizando criança (cf. cân. 872)
  2. Habitualmente, a escolha recai sobre um padrinho e uma madrinha; podendo-se também admitir apenas um padrinho ou uma madrinha (cân 873)
  3. A escolha do padrinho ou madrinha deve ser feita pelos pais ou responsáveis pela criança.
  4. Se for adulto, cabe ao batizando a escolha.
  5. Em situações extraordinárias de falta de padrinho, o   ministro do batismo pode também proceder à escolha.
  6. O padrinho/madrinha não pode ser o pai nem a mãe do batizando.
  7. Deve ser católico, fiel aos preceitos da Igreja e ter 16 anos completos ou maturidade suficiente, de acordo com o parecer do ministro ordinário.

Para receber o sacramento do Batismo é necessário que pais e padrinhos possuam  o Curso de Batismo atualizado.

Os nossos cursos acontecem: consultar a secretaria.

Para fazer sua inscrição para o curso, dirija-se à secretaria da Paróquia de segunda a quinta-feira das 08h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00,  munidos dos seguintes documentos:

PAIS

• Cópia do RG dos pais

PADRINHOS

• Cópia do RG de ambos
  • Cópia da Certidão de Batismo e Certidão de Casamento no Religioso (se for um casal, basta a certidão do casamento religioso).

CRIANÇA

• Cópia da Certidão de Nascimento

TAXA: R$ 95,00 (noventa e cinco reais)

AS INSCRIÇÕES DEVERÃO SER FEITAS PRESENCIALMENTE, NA SECRETARIA DA IGREJA.