EQUIPE DE LITURGIA

O que é a Pastoral da Liturgia?

A Pastoral da Liturgia é responsável por atuar diretamente no auxílio aos sacerdotes na preparação das celebrações e festas da igreja. É composta pelo ministério dos acólitos e coroinhas, ministros extraordinários da sagrada eucaristia, ministério da palavra e ministério de música. Essa pastoral se envolve nos detalhes das celebrações de acordo com o tempo litúrgico, desde a escolha de músicas que refletem o tempo vivido, até servindo ao altar, tudo de forma a garantir a dignidade da recordação do Santo Sacrifício de Jesus, que é a Santa Missa. Participando da pastoral da liturgia nos abrimos a entender o mistério da Paixão, mergulhando na sua presentificação enquanto nos colocamos a serviço da comunidade, dos sacerdotes e de Deus.

Ministério da Palavra

O ministério da palavra é composto por todos aqueles que servem ao altar proclamando a Palavra de Deus ou fazendo o comentário nas missas. É uma experiência com a Palavra viva, por meio da qual aqueles que se dispõem são transformados e se permitem ser instrumentos de Deus ao emprestar suas vozes para que Ele fale aos corações de toda a comunidade. Leitores e comentaristas revezam-se em escalas mensais. Todos são convidados a fazerem parte desse time, seja nas missas dominicais, seja nas missas durante a semana.

Quer saber mais sobre o ministério da palavra e saber como ajudar? Entre em contato com os coordenadores:

Andrea Medeiros - medeiros_and@uol.com.br , Bruno Zanholo -  brunolopeszanholo@hotmail.com , Karine Lima - karine.kslima@gmail.com
Marcelle Moraes - marcellemome@yahoo.com.br

Ministério de Música

O Ministério da Música tem o papel de conduzir a assembléia a rezar por meio das canções, ajudando os fiéis a abrirem seus corações a Deus.

De modo geral, faz parte de suas atribuições, além da organização das escalas das equipes de música, a orientação dos músicos na escolha e preparo dos cantos para as missas (litúrgicos e apropriados para cada tempo do ano) bem como para outros eventos da Comunidade.

Quer saber mais sobre o ministério de música e saber como ajudar? Entre em contato com os coordenadores:

Ana Paula Lopes - lopesanap9@gmail.com , Camila Fernandes- camilacfnandes@gmail.com , Juliano Gubolin - jugubolin@uol.com.br ,
Thais Botejara - thaisbotejara@gmail.com

Ministério de Acólitos e Coroinhas

Foi Jesus quem nos ensinou, por meio do seu exemplo, que maior é aquele que serve (Lc 9, 46-50). E aquele que serve exerce um ministério.

Acólitos e Coroinhas são servidores do altar, estão a serviço da liturgia, não somente por causa das suas funções, mas principalmente pelo testemunho na ação ritual.

Dessa forma, junto com os ministérios litúrgicos, os Acólitos e Coroinhas fazem parte da tão importante Pastoral da Liturgia.

Quer saber mais sobre o ministério de Acólitos e Coroinhas e saber como ajudar? Entre em contato com os coordenadores:

Pe. Marcos – btopeter@yahoo.com.br, Matilde Lorelli – mlorelli@terra.com.br ,
Luã Moura – luademoura@hotmail.com