Pastoral da Partilha

O que é o Dízimo?

O Dízimo é uma contribuição voluntária, regular, periódica, que todo batizado deve assumir como obrigação pessoal – mas também como direito – em relação à manutenção da vida da Igreja local onde vive sua fé.
É uma forma concreta de manifestar a fé em Deus providente, um modo de viver a esperança em seu Reino de vida e justiça, um jeito de praticar a caridade na vida em comunidade. É ato de fé, de esperança e de caridade. Pelo Dízimo, podemos viver essas três importantes virtudes cristãs, chamadas de virtudes teologais, porque nos aproximam diretamente de Deus.O Dízimo é compromisso de cada cristão. Uma forma de devolver a Deus uma parte daquilo que se recebe.

É um ato de agradecimento. Representa a aceitação madura e consciente do dom de Deus e a disposição fiel de colaborar com seu projeto de felicidade para todos.

É agradecimento e partilha, já que tudo o que temos e recebemos vem de Deus e pertence a Deus. É reconhecimento da soberania de Deus sobre todas as pessoas e sobre todas as coisas, sobre todas as relações e instituições.

É reconhecimento de que só Deus é o senhor de nosso dinheiro, do dinheiro de minha família e de minha Igreja.