Grupos de Oração PASCOM - Pastoral da Comunicação

Grupo de Oração São Camilo comemora trajetória de 21 anos na Paróquia da Pompeia

É com grande alegria que o Grupo de Oração São Camilo comemorou, com uma linda cerimônia no último dia 5 de dezembro, 21 anos de existência na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompeia.

O grupo foi fundado por Helenita Braga, em 1996, juntamente com Madalena Morais, com o objetivo de louvar a Deus, promover a oração entre os paroquianos e obter muitas bênçãos.

As coordenadoras do grupo ao longo dos 21 anos de sua existência: Margarida Faria, Madalena Morais, Márcia Vicentini e hoje, por Silvania Mansano.

A ideia de criar o grupo surgiu a partir de uma conversa entre Madalena e Helenita, que na época frequentavam o grupo de oração da Paróquia Santa Terezinha, em Higienópolis. As paroquianas sentiam a necessidade de ter um grupo de oração na Paróquia da Pompeia e foram motivadas por um fato curioso que aconteceu com Madalena. A paroquiana afirma que, nesta época, durante suas orações, via o grupo de oração na Paróquia da Pompeia e com muitas pessoas. Depois disso, ambas falaram com o Padre João Zago – que era o pároco da Igreja da Pompeia na ocasião – sobre a questão, e ele aceitou idealizar o projeto. “O grupo de oração é um lugar onde experimentamos o Céu aqui na Terra, onde o Espírito Santo nos corrige e nos ensina a sermos novas criaturas. Se a palavra de Deus proclamada não nos incomodar a vivermos a verdade, é porque não foi aberto o coração pra Jesus entrar!” – afirma Madalena Morais. Além disso, ela conta que foi no grupo de oração em que aprendeu a ser sempre uma nova criatura, deixando tudo o que há de velho, para se tornar uma nova pessoa, a cada dia. “Eu fui aprender a amar a Palavra de Deus por meio da Bíblia, que é o nosso manual de vida! Hoje não sei ficar sem ela!” – conta.

Ela diz ainda que, uma vez por ano, o grupo participava de um seminário onde todos cresciam juntos e aprendiam muitas coisas. E nunca desviava do foco, que é apresentar Jesus como o caminho, a verdade e a vida. Madalena conclui que a cada evento havia um fortalecimento da fé. “O grupo sempre foi muito unido. Tínhamos reuniões semanais e mensais na Arquidiocese. Além disso, todos os anos, participávamos de retiros e congressos nacionais” – afirma.

Depois de Helenita, que permaneceu até 1999, o grupo foi coordenado pelas seguintes paroquianas: Margarida Faria, Madalena Morais, Márcia Vicentini e hoje, por Silvania Mansano.

Segundo a atual coordenadora Silvania Mansano, o Grupo de Oração São Camilo é um local de santidade, aprendizado e fraternidade. “Para mim, o Grupo São Camilo é o meu celeiro de santidade, onde trabalho minha fé servindo ao meu irmão. É um lugar onde, diariamente, aprendo a depender de Deus e fazer a Sua vontade!”- diz. Para a coordenadora, o objetivo do grupo é viver o batismo do Espírito Santo, manifestado por meio de seus carismas, o que provoca uma mudança de vida em cada pessoa. “Estou servindo há 18 anos neste grupo, e digo que ele representa a verdadeira experiência em comunidade, pois as pessoas podem aprender de fato a viver como irmãos!” – afirma Silvania. Além disso, ela destaca a amizade que existe entre os paroquianos que frequentam o grupo. “Por meio deste grupo, vivo com meus irmãos de fé, amigos que Deus juntou por intermédio do dom e do desejo de fazer a vontade Dele. E isso me faz muito feliz! Juntos, nos fortalecemos a cada dia, pois não nos deixamos vencer pelo cansaço ou desânimo! Na verdade, o Grupo São Camilo foi o jeito que Deus encontrou para nos tornarmos pessoas melhores a cada dia!” – afirma Silvania.

Pe. José Roberto, diretor espiritual do grupo,  celebrou a cerimônia

 

Depois da missa a confraternização contou com a presença do pároco Pe. Adailton, e dos vigários Pe. João e Pe. Geovani

 

 

A equipe

As servas de intercessão do grupo atualmente são: Rosangela Silva Sotovia, Mara Suzan Bertoni, Regina Desvio e Fátima Lambronici. Na parte da acolhida temos: Andrea Ramos Vaz, Benedita M. Garcia, Eneida Conceição Duo de Lá Nunes e Izildinha Aparecida Antignani. E o responsável pela música é o Abdalla Chelub.

O Grupo de Oração São Camilo também organiza a Missa de São Camilo, que ocorre na Paróquia todo dia 14, às 15h30.

 

Depoimentos sobre o Grupo de Oração São Camilo

“O Grupo de Oração São Camilo é a alegria das terças-feiras à tarde para mim. É a renovação da nossa fé a cada semana. As servas desse grupo são acolhedoras, carinhosas, amigas e preocupadas. Em unção, elas têm sempre a palavra certa no momento da necessidade. Resumindo, esse amado grupo é a transformação em nossa vida! Muito obrigada ao Grupo São Camilo por tanto amor e dedicação!” – Silvana Pistoia Martins (Ministra da Eucaristia).

“O Grupo de Oração São Camilo nos oferece, toda semana, a oportunidade de reavivar nossa fé, com muita alegria. Pelo louvor a Deus, pelas orações, escuta da Palavra e pregações, eu renovo a minha fé! A cada encontro recebemos muitas gotas de esperança. Somos recebidos com carinho e atenção!” – Lucia Neiza Pereira da Silva – Paroquiana.

“O Grupo de Oração São Camilo é o vigor de Deus em minha vida! É sentir a força de Deus, que vem de um amor incondicional, independente das nossas fraquezas e limitações. Há alguns anos, quando entrei na Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Pompeia, estava acontecendo o Grupo de Oração São Camilo, numa segunda-feira feira, e eu me encantei! E assim, as minhas outras segundas-feiras passaram a ter sentido e foram preenchidas. E eu não sabia que isso estava sendo apenas o primeiro passo. No propósito que fiz, de caminhar e perseverar dentro do Grupo de Oração São Camilo, o amor de Deus foi me envolvendo cada vez mais! Um amor que eu não conhecia e que, por intermédio das mãos de Nossa Senhora, me conduziu a conhecer e sentir, por meio do servir! E no derramamento do Espírito Santo, o carisma do nosso movimento me leva a ser uma pessoa renovada e melhor, a cada dia, na busca da santidade! Quantas histórias, bênçãos, graças derramadas e alcançadas, desafios, aprendizados e amizades! Quantas pessoas já passaram por este grupo de oração! Algumas já estão na glória de Deus, outras em breves passagens ou na dor; mas, muitas chegam a este grupo. E assim, todas formam hoje a família Grupo de Oração São Camilo! Louvo e agradeço a Deus por ser parte desta família e da história deste grupo! Que Deus nos abençoe e nos conceda o vigor da fé, da caridade e da perseverança! Por amor, com amor e no amor de Deus! São Camilo de Lellis rogai por nós! Salve Maria!” – Márcia Vicentini (vice-coordenadora).

Por Alethéa Mantovani

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *